As Células tronco são células primitivas que são produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que com isso gera outros tipos de células. Existem 5 tipos de células tronco, que são:
Totipotentes – Que podem produzir todas as células embrionárias e extra-embrionárias.
Pluripotentes – Que podem produzir todos os tipos celulares do embrião.
Multipotentes – São as que podem produzir células de varias linhagens.
Oligopotentes – Que apenas podem produzir células dentro de uma única linhagem.
Unipotentes – Apenas produzem um único tipo celular maduro.
Ela é usada para produzir células e tecidos para terapias medicinais, como atualmente muitas pessoas precisam de transplantes de vários órgãos e normalmente não se tem tantos órgãos sendo doados. As células pluripotente possibilitam uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças. Algumas das doenças que as células tronco possibilitam o tratamento são:
O mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, diabetes, doenças de coração, artrite reumatóide e osteoartrite.
Graças ao estudo nas células tronco varias dessas doenças que antes eram cotadas como sem cura agora, já podem ser chamas de doenças com cura, porem o tratamento custa de U$ 90 mil a U$ 150 mil, sem contar que precisa de um doador compatível, e essa busca por um doador, custa na base de U$ 7 mil a U$ 9 mil, porem quando você usa sua própria medula óssea como fonte de células-tronco o tratamento passa a ser de U$ 80 mil.
Mas o que vale é a iniciativa, pois por enquanto ainda é caro, mas daqui alguns anos já vão estar acessíveis a toda a população, e com isso proporciona uma vida cada vez melhor para todos nós.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o teu artigo, explicando os diferentes tipos de células-tronco e o preço que os tratamentos podem chegar. É bom ter uma noção de quanto eles custam hoje para comparar daqui a algum tempo.
ResponderExcluirUm texto muito bom, abordou sobre um assunto que eu ainda não havia lido visto na minha pesquisa que é o valor das cirurgias. Mas acho que vale apena lembrar que não são em todos os trabalhos que classificam as multipotentes como aquelas com capacidade de formar um número menor de tecido do que as Pluripotentes, enquanto outros acham que as duas definições são sinônimas. Mas fora essa pequena colocação achei o trabalho muito correto.
ResponderExcluir